Marca
DuraturnMarca
Produzir pneus extraordinários: essa é a missão da Duraturn, uma das fábricas de pneus mais modernas do mundo. Os pneus Duraturn são feitos com materiais da mais alta qualidade e seguem padrões de fabricação exigentes, proporcionando uma condução silenciosa e confortável. Pneus para automóveis de passageiros, SUVs, Pickups, caminhões leves e reboques especiais estão disponíveis no portfólio da marca, que utiliza máquinas holandesas e alemãs em sua produção.
Outro importante diferencial dos pneus Duraturn é o uso do nitrogênio no processo de vulcanização da borracha, este processo ecológico usa cerca de 25% menos energia durante a produção. E o uso de menos carvão para criar energia, resulta em uma redução significativa nas emissões de CO2.
Tipo de veículo
Pickup e SUVTipo de veículo
Aro
18Aro
Largura
235Largura
Descrição largura do pneu
Altura
55Altura
Descrição perfil do pneu
Índice de peso
100 - 800 kgÍndice de peso
Índice de velocidade
V - 240 km/hÍndice de velocidade
Descrição índice de velocidade
Modelo do pneu
Mozzo TouringModelo do pneu
Descrição modelo de pneu
Construção
RADIALConstrução
Existem basicamente 3 tipos de construção de pneus: Radial, Diagonal e Diagonal Cintado.
1 - Radial: São os melhores e mais modernos pneus do mercado. Possuem maior eficiência em termos de consumo de combustível, estabilidade, resistência contra perfuração e ao desgate. A designação “radial” refere-se à estrutura do pneu, que segue o sentido de raio da circunferência, e na banda de rodagem são compostos de cintas de aço e outros materiais (dependendo do tipo de pneu). Os pneus radiais compõem 99,9% dos pneus utilizados em veículos de passeio, pick-ups, SUVs e vans. Para identificar o tipo de pneu, confira a letra que vem descrita antes do aro (exemplo: 175/70R13), os pneus radias são representados pela letra “R".
2 - Diagonal: A tecnologia desse tipo de pneu é mais antiga, o que viabiliza um valor menor em comparação aos pneus radiais. São pneus muito utilizados em terrenos não pavimentados, pois possuem uma grande capacidade de resistência a cortes laterais. Sua estrutura segue o sentido diagonal em relação ao raio de circunferência. Os pneus diagonais são identificados por um traço ( - ) que vem descrito antes do aro (exemplo: 7.50-16).
3 - Diagonal Cintado: São pneus compostos de uma estrutura que combina alguns dos atributos dos pneus diagonais (lonas diagonais) e dos radiais (cinta na banda de rodagem). São muito utilizados em empilhadeiras industriais, máquinas florestais e outros serviços que requerem uma grande capacidade de resistência a cortes e impactos. Esses pneus são identificados por um traço ( - ), assim como os pneus diagonais não cintados (exemplo: 6.50-10). O que diferencia os pneus diagonais cintados é a informação constante, que vem descrita no costado do pneu, indicando a existência de cintas.
Tipo
SEM CAMARATipo
Sem Câmara (Tubeless, TL): Pneus que dispensam o uso de câmara de ar devido ao seu revestimento interno, que garante uma perfeita vedação do ar sob pressão. Atualmente todos os carros e caminhonetes utilizam esse tipo de pneu.
Com câmara (Tube Type, TT): Pneus que necessitam de câmara de ar devido à sua tecnologia mais antiga. Foram desenvolvidos para manter a pressão de enchimento do pneu e evitar sua deformação.
Desenho técnico
SIMÉTRICODesenho técnico
Descrição desenho
Aderência
bAderência
Índice apresentado em uma escala de letras, sendo "A" o de melhor desempenho e "F" o pior.
As classes D e G não são utilizadas para pneus de passeio e camionete.
Os pneus grau "A" são a referência para uma frenagem à 80Km/h em asfalto molhado. À medida que a distância de frenagem aumenta o índice também aumenta (veja o gráfico abaixo que representa as médias dessas distâncias, em metros).
* Cálculo médio com base na tabela de desaceleração da norma EC 1222/2009 utilizando a equação de Torricelli.
Ruído
70Ruído
O critério de ruído externo é apresentado em forma gráfica através de ondas sonoras, seguido do número de decibéis.
Pneus mais silenciosos proporcionam maior conforto aos ouvidos dos passageiros do veículo.
O nível sonoro é medido em decibéis [dB] com escala logarítmica.
O nível que causa desconforto ao ouvido humano é de 80dB.
Na escala do selo:
- Uma onda significa nível de ruído menor ou igual a 69dB;
Duas ondas é o equivalente a um ruído entre 69,1 e 72dB;
Três ondas é o mesmo que um ruído entre:
- 72,1 e 75dB em carros de passeio;
- 72,1 e 77dB em veículos comerciais leves;
- 72,1 e 78dB em caminhões e ônibus.
Eficiência
eEficiência
A resistência ao rolamento é indicada através de uma escala de letras que vai de "A" (mais eficiente) a "G" (menos eficiente).
Este índice está relacionado ao consumo de combustível.
Um pneu, por exemplo, de grau "B" apresenta um consumo de combustível 1,5% menor que um pneu graduado como "C" (o que dá em média 60 litros de combustível ao final da vida útil do jogo de pneus).
A diferença de consumo entre um pneu grau "A" e outro de grau "G" chega a ser de 7,5%.
A letra D não é usada em pneus de passeio e camionete (ou seja: nesses casos, um pneu "E" é imediatamente inferior a um pneu "C").
Dica: Um pneu com pressão de calibragem abaixo da recomendada tem maior resistência ao rolamento e consequentemente maior consumo de combustível.
Lateral
LETRAS PRETASLateral
Letras Pretas: Nomenclatura da maioria dos pneus atuais, na qual as inscrições e os detalhes seguem a cor padrão dos pneus.
Letras Brancas: Normalmente usado em caminhonetes e utilitários esportivos, esses pneus contém alguns detalhes, como marca e modelo do pneu, destacados na lateral em letras brancas.
Faixa branca: Pneu que possui uma faixa branca em forma de anel que circunda o aro. Normalmente são encontrados equipando carros antigos.
Aplicação
VIAS PAVIMENTADASAplicação
Vias pavimentadas: Pneus que proporcionam uma alta performance em vias pavimentadas, mas que também podem atuar em vias não pavimentadas.
Todo terreno (terreno misto): Pneus desenvolvidos com a proposta de um desempenho equilibrado entre vias pavimentadas e não pavimentadas.
Terra: Pneus desenvolvidos para uma melhor performance em vias não pavimentadas (terra, lama, pedras).
Direcional: Usado em vias pavimentadas, de preferência nos eixos direcionais e livres.
Tração: Usado em vias pavimentadas, de preferência nos eixos de tração.
Misto: Pneus desenvolvidos para uma melhor performance em vias não pavimentadas (terra, lama, pedras).
Durabilidade
560Durabilidade
Descrição Durabilidade (Treadwear)
Localizada na China, a fábrica da Duraturn é uma das mais modernas e possuí tecnologias inovadoras. Com Maquinas holandesas e maquinas de cortes de componentes da Alemanha. Além de usar nitrogênio no processo de vulcanização da borracha, este processo ecológico usa cerca de 25% menos energia durante a produção. Menos carvão está sendo usado para criar energia, resultando em uma redução significativa nas emissões de CO2.