Publicado em 28.11.2018
Categoria: Dicas
Armazenar pneus corretamente é uma tarefa simples e rápida.
E sabe o melhor? Você garante a durabilidade dos produtos: com o passar do tempo, os pneus inutilizados podem ser prejudicados pela ação do ambiente em que estão expostos, como a chuva, o calor e a umidade.
Mas não precisa se preocupar, seguindo estas 4 dicas para armazenar pneus você terá a certeza de que eles estarão protegidos e com ótimo desempenho quando rodarem na estrada. Confira!
Escolha o local para armazenar pneus
Esse é o primeiro passo e, talvez, um dos mais importantes para preservar os pneus. Busque um local seco e longe da luz solar, pois a umidade e os raios ultravioleta podem danificar a borracha do produto.
Outro ponto muito importante é manter os pneus longe da exposição de ozônio: esse elemento é conhecido por deteriorar a borracha e envelhecer o pneu antes do tempo — busque locais afastados de fornalhas, motores elétricos e bombas assim, você evita que seus produtos sejam afetados.
Um local limpo, longe do calor e de líquidos (água, óleos, tintas,…) é o ideal para manter o produto preservado, além disso, uma boa limpeza em todos os pneus é importante, portanto…
Capriche na Limpeza
Independente se os pneus são novos ou já estiveram em uso, é importante fazer uma boa limpeza antes de armazená-los. Qualquer acúmulo de sujeira ou pó pode acabar danificando o produto se ficar muito tempo guardado.
Lave todos os pneus com água e sabão, mas não se esqueça de, ao final, retirar bem o sabão e secar o máximo possível.
Empacote todos individualmente
Não adianta nada fazermos a limpeza se o pneu não for bem empacotado, não é mesmo? Porém, não é só para evitar a sujeira que você deve cobrir os pneus: caso eles fiquem muito tempo guardados, os óleos lubrificantes podem secar com exposição ao ar, resultando em pneus ressecados.
Não precisa gastar com capas especiais nem nada do tipo, uma simples sacola plástica que consiga cobrir o pneu inteiro já é suficiente para proteger o mesmo.
Posicione-os corretamente
Com tudo limpo e empacotado, agora só falta posicionarmos corretamente os pneus. Mas atenção! Aqui temos duas maneiras diferentes de organizá-los:
A melhor opção é posicioná-los verticalmente (em pé), desse modo o pneu sofre menos estresse e deformação, porém, dependendo da quantidade de pneus, essa forma de organização requer um espaço muito amplo.
A segunda opção também é ótima, principalmente com as rodas inseridas nos pneus. Posicione-os horizontalmente (deitados), empilhando um em cima do outro, dessa forma você ocupa muito menos espaço e garante a proteção dos produtos e das rodas.
Viu como é fácil armazenar pneus? Uma dica extra: reduza entre 50 a 60% da calibragem dos pneus, pois, como não serão utilizados, eles não precisam estar sob o mesmo nível de estresse de um pneu com a pressão adequada para rodar.
Para saber mais sobre a calibragem correta dos pneus, clique aqui e confira o texto com as nossas dicas.
Se você gostou deste texto e quer as melhores dicas de pneus, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades da Roda Brasil.