Publicado em 24.10.2018
Categoria: Offset
Componentes do pneu: você sabe quais são?
Para aqueles fora do ramo, o pneu é apenas uma peça redonda e preta que protege a roda do veículo. Se enganam feio!
O pneu é um engenhoso composto de aço, náilon, poliéster e borracha que é responsável pela verdadeira conexão entre o veículo e a estrada. Sua fabricação envolve um fascinante processo de engenharia e ciência.
Portanto, se você pensava que o pneu era uma simples estrutura de borracha, continue lendo e aprenda quais são os componentes do pneu.
Revestimento Interior
Começando pela camada mais interna do pneu, o revestimento, também conhecido como liner, é formado por camadas de borracha que protegem a estrutura da carcaça contra a umidade e evitam a perda de pressão.
Carcaça Radial
É a estrutura mais resistente do pneu. Ela é formada por filamentos têxteis ou de aço que, engastados na borracha, se enrolam no aro do talão. Sua principal função é suportar a carga e a velocidade, respectivamente definidas segundo os índices de carga e velocidade do pneu.
Cintura Metálica
Formada pelas conhecidas lonas de topo, a cintura metálica é responsável por garantir a maior área de contato e a proteção contra os impactos e perfurações. Os feixes de cinta, compostos de fios de aço, colam-se entre si e formam a cintura que garante a resistência do pneu.
Talão
Constituído de fios de aço cobertos por cobre, o talão é um dos componentes mais importantes, pois sua principal função é manter o pneu fixado ao aro da roda. Sua construção é feita dependente do diâmetro, pois assim providência a maior segurança, evitando o destalonamento quando o pneu for submetido a elevados esforços laterais.
Lateral
Agora na parte externa nós temos a lateral do pneu, também descrita como flanco ou costado. Essa área lateral compreende toda a zona que vai do talão até os ombros. Sua estrutura é revestida com borracha de alta resistência e flexibilidade para suportar as constantes flexões mecânicas e os impactos da estrada.
Ombros
Localizado entre a banda de rodagem e a lateral, os ombros servem como um apoio de segurança para o veículo durante as curvas. Sua estrutura possui uma camada extra de borracha que auxilia na transferência de carga durante as manobras mais difíceis sobre a via.
Banda de Rodagem
Por último, mas não menos importante, nós temos a banda de rolamento: o componente que está em contato direto com o solo. Ela é formada por uma série de ranhuras (sulcos) que servem para drenar a água, reduzir ruídos e proporcionar a aderência em solo seco ou molhado.
Agora que você sabe tudo sobre os componentes do pneu, não deixe de aprender como ele funciona em movimento: clique aqui e confira o que é resistência ao rolamento do pneu?