Conheça os riscos da pressão baixa nos pneus

Publicado em 22.04.2019

Categoria: Offset

pressão baixa nos pneus

A calibragem do veículo é muitas vezes negligenciada pelos motoristas, porém isso é um erro gravíssimo que pode custar muito caro, tanto financeiramente quanto para sua segurança.

Existem diversos riscos que um pneu mal calibrado traz para você e o seu veículo. E é sobre eles que nós vamos lhe falar agora, para que você nunca mais deixe passar batido a calibragem dos seus pneus.

Maior consumo de combustível

Um dos grandes problemas dos pneus não calibrados é a dor no bolso na hora de abastecer o veículo –– segundo dados do G1, o consumo pode aumentar em até 20% com a calibragem incorreta dos pneus.

Com o preço atual dos combustíveis, uma diferença dessas pode acabar fazendo uma grande diferença, portanto, não custa nada passar no posto de combustível para dar uma calibra gratuita nos pneus.

Redução da dirigibilidade do veículo

Outro ponto prejudicial da falta de calibragem é a perda da dirigibilidade do veículo –– os pneus são o ponto de contato entre o veículo e a estrada, por isso, quando eles apresentam más condições, quem mais acaba sentido o impacto é você, motorista.

Quando o nível de pressão está abaixo do adequado, as laterais do pneu começam a ter uma flexão maior do que foi projetada para ter, o que pode acabar prejudicando nos momentos de curva ou de frenagem.

Falha nos pneus

Uma das piores situações que podem ocorrer com pneus descalibrados é a falha dos pneus ou, no pior dos cenários, a explosão do mesmo.

Quando o pneu está abaixo do seu nível de pressão ele fica murcho, o que aumenta seu contato com a estrada e aumenta a fricção, o que devido ao calor pode causar a separação ou até mesmo explosão.

Percebeu como é importante cuidar dos seus pneus? Quando se trata de calibragem é melhor prevenir do que remediar, por isso é importante saber a hora certa de calibrar os pneus e dar uma passada na borracharia ou no posto de combustível.

Confira também o nosso texto sobre como prolongar a vida útil de seus pneus.

RECEBA OFERTAS E NOVIDADES EXCLUSIVAS