Publicado em 13.11.2018
Categoria: Offset
Fazendo muito esforço para manter o carro na estrada? Saiba que isso não é normal — seu veículo deve ser capaz de manter-se em linha reta, mesmo que você não esteja com as mão no volante (no caso de vias retas e com um bom estado de conservação).
Esse problema, conhecido como desvio lateral, pode ocasionar a redução da sua segurança na estrada e de seu conforto na condução do veículo.
Ele pode ocorrer por diversos fatores, portanto, para te ajudar a diagnosticar o problema, vamos listar algumas das causas mais comuns responsáveis pelo desvio lateral do veículo. Confira!
Desbalanceamento
Quando você sente o volante puxar existe uma grande possibilidade que o problema se encontre no balanceamento.
Rodas não balanceadas apresentam variações em seu ângulo e no peso que suportam, o que pode acarretar em uma condução do carro desequilibrada que tende a jogá-lo para um dos lados da via.
Desalinhamento
Outra causa frequente do desvio lateral é o desalinhamento do veículo: quando o ângulo de cambagem está excessivamente positivo, é bem comum que você sinta o carro puxando para o lado.
Além disso, o desalinhamento causa um desgaste irregular dos pneus, o que também pode acabar prejudicando a condução do veículo.
Problema nos freios
O equilíbrio da direção também pode ser impactado pelos freios, pois caso uma pastilha de freios esteja com defeito, a roda em que a pastilha está inserida pode seguir girando durante uma frenagem ou seguir travando mesmo que o freio não esteja acionado.
Essas duas situações podem acabar puxando o carro para um dos lados da pistas e desestabilizar o seu movimento.
Suspensão
A suspensão é responsável por absorver todos os impactos sofridos pelo veículo, desde buracos até os imprevistos mais graves.
Portanto, mesmo que o seu carro esteja com o alinhamento, balanceamento e freios em ordem, o desvio lateral pode continuar ocorrendo devido à suspensão, pois dependendo do nível dos choque sofridos, ela pode acabar não suportando muito bem os impactos, causar danos e a perda do alinhamento do veículo.
Excesso de peso
Dirigir com peso superior ao que seu carro suporta pode acabar desgastando os componentes do sistema de suspensão que, como vimos acima, pode causar problemas no alinhamento do veículo.
Procure sempre seguir as recomendações de carga máxima do veículo e distribuí-la uniformemente, assim a pressão pode se equilibrar entre os diferentes eixos e manter a estabilidade na pista.
Pneus
Em alguns casos, nenhuma das práticas listadas é necessária, pois o problema com o desvio pode ser resolvido com uma simples calibragem adequada dos pneus.
Porém, nem sempre é tão simples: muitas vezes o problema pode se encontrar no desgaste desigual dos pneus, causando o desvio do veículo para os pneus mais desgastados. Uma boa dica para manter o desgaste equilibrado dos pneus é o rodízio.
Bem, agora você já sabe as principais causas do desvio lateral do veículo, mas para não deixarmos dúvida, procure um mecânico para te passar o diagnóstico exato.
Confira também o nosso texto sobre resistência ao rolamento dos pneus e saiba como economizar combustível.