Publicado em 10.12.2018
Categoria: Dicas
Se você passa calor no verão, imagine como é para seus pneus colados no asfalto com mais de 50°C.
As altas temperatura são um dos grandes inimigos dos pneus, ocasionando seu desgaste ou até mesmo o estouro do mesmo.
Hoje em dia, os pneus (de qualidade) são desenvolvidos para superarem o excesso de calor na estrada, porém não custa nada tomar algumas precauções para mantê-los conservados e evitar a troca precoce.
Siga lendo e confira nossas dicas para preservar os pneus no calor do verão.
Mantenha a pressão correta dos pneus
Essa é a maneira mais simples de manter o seu pneu em perfeito estado para o calor do verão – com os pneus super-inflados ocorre a deformação do piso, o que pode levar a um aumento de calor e da resistência ao rolamento.
Para não ter dúvida sobre a calibragem correta, consulte o manual do seu veículo. E se você ficar na dúvida sobre a hora certa para calibrar os pneus, confira o nosso texto especial sobre o assunto.
Mantenha os pneus limpos
Na hora de limpar o veículo, você dá atenção para os pneus? Se não, você deveria começar…
Diversos resíduos costumam ficar agarrados ao pneu, o que pode causar a redução da capacidade de dispersar o calor gerado pela estrada.
Para evitar o desgaste, aproveite a hora de lavar o carro para limpar os pneus com uma escova e já procurar perfurações e deformações ocasionadas por buracos.
Armazene os pneus corretamente
Se você possui pneus extras, é importante saber armazená-los em um local seguro, longe do calor e do sol, que podem ser muito prejudiciais para a borracha dos pneus.
Para saber mais, clique aqui e confira o nosso artigo com 4 dicas rápidas para você armazenar os pneus.
Escolha os pneus certos
Ao pesquisar por novos pneus para comprar, não basta apenas escolher as melhores marcas – existem diversas características específicas de cada pneu que podem ser adequadas às suas necessidades.
No que se refere ao calor, opte por pneus com índice de temperatura A – este é o indicador da capacidade que o pneu tem de dissipar o calor gerado pelo atrito.
O que achou das nossas dicas?
Saiba que realizando essas simples ações você garante a proteção dos seus pneus no calor do verão.
Porém, não podemos fazer milagre se os seus pneus já estão em péssimas condições. Para evitar que isso ocorra, leia nosso texto e aprenda a prolongar a vida útil dos pneus.