Marca
GoodrideMarca
Os pneus Goodride são fabricados pela empresa Zhongce Rubber Group Co. (ZC Rubber), localizada em Hangzhou, China. A empresa, fundada em 1958, está entre as 10 maiores fabricantes de pneus do mundo e conta com uma presença global que se estende por mais de 120 países. A Goodride oferece pneus para carros de passeio, caminhões, veículos industriais, veículos agrícolas, motocicletas e uma série de outras categorias. A companhia já alcançou as mais prestigiadas certificações de qualidade e é constantemente premiada pela produção de seus itens, tendo em consideração a segurança de seus trabalhadores e a preocupação com o meio ambiente.
Tipo de veículo
PasseioTipo de veículo
Aro
17Aro
Largura
215Largura
Descrição largura do pneu
Altura
45Altura
Descrição perfil do pneu
Índice de peso
91 - 615 kgÍndice de peso
Índice de velocidade
Y - 300 km/hÍndice de velocidade
Descrição índice de velocidade
Modelo do pneu
Sport SA37Modelo do pneu
Descrição modelo de pneu
Construção
RADIALConstrução
Existem basicamente 3 tipos de construção de pneus: Radial, Diagonal e Diagonal Cintado.
1 - Radial: São os melhores e mais modernos pneus do mercado. Possuem maior eficiência em termos de consumo de combustível, estabilidade, resistência contra perfuração e ao desgate. A designação “radial” refere-se à estrutura do pneu, que segue o sentido de raio da circunferência, e na banda de rodagem são compostos de cintas de aço e outros materiais (dependendo do tipo de pneu). Os pneus radiais compõem 99,9% dos pneus utilizados em veículos de passeio, pick-ups, SUVs e vans. Para identificar o tipo de pneu, confira a letra que vem descrita antes do aro (exemplo: 175/70R13), os pneus radias são representados pela letra “R".
2 - Diagonal: A tecnologia desse tipo de pneu é mais antiga, o que viabiliza um valor menor em comparação aos pneus radiais. São pneus muito utilizados em terrenos não pavimentados, pois possuem uma grande capacidade de resistência a cortes laterais. Sua estrutura segue o sentido diagonal em relação ao raio de circunferência. Os pneus diagonais são identificados por um traço ( - ) que vem descrito antes do aro (exemplo: 7.50-16).
3 - Diagonal Cintado: São pneus compostos de uma estrutura que combina alguns dos atributos dos pneus diagonais (lonas diagonais) e dos radiais (cinta na banda de rodagem). São muito utilizados em empilhadeiras industriais, máquinas florestais e outros serviços que requerem uma grande capacidade de resistência a cortes e impactos. Esses pneus são identificados por um traço ( - ), assim como os pneus diagonais não cintados (exemplo: 6.50-10). O que diferencia os pneus diagonais cintados é a informação constante, que vem descrita no costado do pneu, indicando a existência de cintas.
Tipo
SEM CAMARATipo
Sem Câmara (Tubeless, TL): Pneus que dispensam o uso de câmara de ar devido ao seu revestimento interno, que garante uma perfeita vedação do ar sob pressão. Atualmente todos os carros e caminhonetes utilizam esse tipo de pneu.
Com câmara (Tube Type, TT): Pneus que necessitam de câmara de ar devido à sua tecnologia mais antiga. Foram desenvolvidos para manter a pressão de enchimento do pneu e evitar sua deformação.
Desenho técnico
SIMETRICODesenho técnico
Descrição desenho
Aderência
BAderência
Índice apresentado em uma escala de letras, sendo "A" o de melhor desempenho e "F" o pior.
As classes D e G não são utilizadas para pneus de passeio e camionete.
Os pneus grau "A" são a referência para uma frenagem à 80Km/h em asfalto molhado. À medida que a distância de frenagem aumenta o índice também aumenta (veja o gráfico abaixo que representa as médias dessas distâncias, em metros).
* Cálculo médio com base na tabela de desaceleração da norma EC 1222/2009 utilizando a equação de Torricelli.
Inmetro OCP
000601/2016Inmetro OCP
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO - é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, e Comércio Exterior, que atua como Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), colegiado interministerial, que é o órgão normativo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro).
OCP é o organismo certificado pelo INMETRO (laboratório) que executa os testes do representante legal da marca.
Conpet
000601/2016Conpet
O CONPET é um programa do Governo Federal, criado em 1991, por decreto presidencial, para promover o desenvolvimento de uma cultura anti-desperdício no uso dos recursos naturais não renováveis no Brasil, garantindo um país melhor para as gerações futuras.
Os principais objetivos do Programa são: racionalizar o consumo dos derivados do petróleo e do gás natural; reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera; promover a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico; e fornecer apoio técnico para o aumento da eficiência energética no uso final da energia.
Ruído
72Ruído
O critério de ruído externo é apresentado em forma gráfica através de ondas sonoras, seguido do número de decibéis.
Pneus mais silenciosos proporcionam maior conforto aos ouvidos dos passageiros do veículo.
O nível sonoro é medido em decibéis [dB] com escala logarítmica.
O nível que causa desconforto ao ouvido humano é de 80dB.
Na escala do selo:
- Uma onda significa nível de ruído menor ou igual a 69dB;
Duas ondas é o equivalente a um ruído entre 69,1 e 72dB;
Três ondas é o mesmo que um ruído entre:
- 72,1 e 75dB em carros de passeio;
- 72,1 e 77dB em veículos comerciais leves;
- 72,1 e 78dB em caminhões e ônibus.
Eficiência
CEficiência
A resistência ao rolamento é indicada através de uma escala de letras que vai de "A" (mais eficiente) a "G" (menos eficiente).
Este índice está relacionado ao consumo de combustível.
Um pneu, por exemplo, de grau "B" apresenta um consumo de combustível 1,5% menor que um pneu graduado como "C" (o que dá em média 60 litros de combustível ao final da vida útil do jogo de pneus).
A diferença de consumo entre um pneu grau "A" e outro de grau "G" chega a ser de 7,5%.
A letra D não é usada em pneus de passeio e camionete (ou seja: nesses casos, um pneu "E" é imediatamente inferior a um pneu "C").
Dica: Um pneu com pressão de calibragem abaixo da recomendada tem maior resistência ao rolamento e consequentemente maior consumo de combustível.
Lateral
LETRAS PRETASLateral
Letras Pretas: Nomenclatura da maioria dos pneus atuais, na qual as inscrições e os detalhes seguem a cor padrão dos pneus.
Letras Brancas: Normalmente usado em caminhonetes e utilitários esportivos, esses pneus contém alguns detalhes, como marca e modelo do pneu, destacados na lateral em letras brancas.
Faixa branca: Pneu que possui uma faixa branca em forma de anel que circunda o aro. Normalmente são encontrados equipando carros antigos.
Aplicação
VIAS PAVIMENTADASAplicação
Vias pavimentadas: Pneus que proporcionam uma alta performance em vias pavimentadas, mas que também podem atuar em vias não pavimentadas.
Todo terreno (terreno misto): Pneus desenvolvidos com a proposta de um desempenho equilibrado entre vias pavimentadas e não pavimentadas.
Terra: Pneus desenvolvidos para uma melhor performance em vias não pavimentadas (terra, lama, pedras).
Direcional: Usado em vias pavimentadas, de preferência nos eixos direcionais e livres.
Tração: Usado em vias pavimentadas, de preferência nos eixos de tração.
Misto: Pneus desenvolvidos para uma melhor performance em vias não pavimentadas (terra, lama, pedras).
Temperatura
ATemperatura
Descrição Temperatura (Temperature)
Durabilidade
280Durabilidade
Descrição Durabilidade (Treadwear)
A empresa Zhongce Rubber Group Co., proprietária da marca GOODRIDE está localizada em Hangzhou, China e encontra-se entre as 10 maiores fabricantes de pneus do mundo.
Valor e Segurança é a missão que a ZC Rubber segue para atender às demandas dos clientes globais em diferentes mercados. A ZC Rubber dedica-se à produção de uma variedade de pneus para vários tipos de veículos e necessidades.
Suas 9 fábricas na China e na Tailândia produzem pneus para a comercialização em mais de 120 países em todo o mundo.